terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



1º BIMESTRE
“O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
Condutas psicomotoras e o reconhecimento, vivência e criação do
corpo no espaço (organização espacial,
organização temporal e estruturação espaço temporal).
Planejamento de situações variadas que possibilitem às crianças comunicar-se entre si através de gestos, movimentos, expressões faciais, olhares expressando emoções, sentimentos e necessidade estabelecendo um diálogo entre o seu corpo e o corpo dos outros.
• Ao som de músicas de diferentes estilos (brinquedos cantados) propor movimentos corporais que exercitem diferentes partes do corpo e diferentes movimentos com graus de dificuldade crescentes.
• Com o auxílio de fita adesiva ou tinta colorida, traçar linhas de diferentes tamanhos e de diferentes formatos no pátio da escola permitindo que as crianças exercitem o equilíbrio ao caminhar sobre elas.
• Participação em atividades que permitam o exercício dos elementos fundamentais da ginástica ( andar, correr, saltar, lançar, chutar, girar, rastejar.
• Transportar, balançar, etc.) utilizando ou não materiais em diferentes direções e posições.
• Vivência de histórias infantis dramatizadas para exercitar as habilidades motoras de base no pátio da escola ou em outro ambiente com espaço suficiente para que as crianças possam se sentir à vontade na realização das atividades.
• Participação em jogos que desenvolvam condutas psicomotoras:
coordenação motora ampla e fina, lateralidade, organização espaçotemporal, acuidade visual e auditiva.
• Jogos de imitação, por exemplo, de uma semente se transformando em planta realizando gestos que identifiquem as diferentes etapas do seu crescimento. Uma roda de conversa permite a sensibilização para com o cuidado a ser dispensado as plantas acentuando sua importância para o meio em que vivemos.
Ampliação da percepção de sons, cores, cheiros, gostos e sensações através de atividades que envolvam os sentidos
*      Tv , cd e dvd;
*      Balança antropométrica;
*      Fita métrica;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Bamboles;
*      Frequencímetro;
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório;
*      Laboratório.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.


PRÁTICAS SOCIAIS
As práticas de interação social dentro da possibilidade de movimentos baseados nas Habilidades Motoras Fundamentais não locomotoras. Inclinar, puxar e empurrar)

MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Lateralidade e posicionamento no espaço/ Diferenças e semelhanças entre lado dominante e não dominante nas pessoas.

MULTIPLAS LINGUÁGENS
Manifestar corporalmente os movimentos locomotores manipulativos para expressar as diferentes formas de etnias.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Perceber, criar e orientar o corpo através de diferentes direções, distâncias e posições (esquerda, direita, em baixo, em cima, perto longe, sob, dentro e fora, frente e trás).



2º BIMESTRE
“MANIFESTAÇÕES LÚDICAS  E ESPORTIVAS
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

A linguagem dos movimentos do corpo em jogos infantis populares (jogos que a criança brinca com outras crianças em ambientes sociais.
Participação dos educandos em jogos e brincadeiras infantis característicos da região, garantindo a participação de todos através de diferentes critérios (negociados entre professor e educandos) para selecionar equipes com discussão sobre regras estabelecidas.
• Jogos recreativos que envolvam perseguição (por exemplo: gato e rato), que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa.
• Brincar, valorizando a participação do outro, através de jogos cooperativos em grandes jogos, ambientes fechados, com e sem materiais.
*      Tv , cd e dvd;
*      bolas variadas
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório
*      Multimeio;
*      Telefones celulares;
*      Câmeras fotográficas;
*      Filmadora;
*      Bússola;
*      Apitos;
*      Cartões (amarelo e vermelho)
*      Bandeirinhas
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Regras dentro da diversidade social através de jogos de disputa. (Estafetas e competições em outros formatos como em círculo). Perder e ganhar.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Possibilidades, recriação e criação de brincadeiras e jogos em ambientes abertos e fechados
MULTIPLAS LINGUÁGENS

• Reconhecer os jogos de salão e sensoriais como possibilidade de lazer, recreação e esporte.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Vivência das diferentes linguagens corporais através de iniciação ao atletismo (provas de campo).






3º BIMESTRE
“MOVIMENTO RITMICO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
O corpo como elemento rítmico em atividades lúdicas individuais, em duplas, e jogos coletivos com destaque a produção de sons e ritmos através da imitação de sons (animais e personalidades) e criação de sons com a boca;
• O movimento rítmico do e no corpo em brinquedos cantados
.      Realização de movimentos básicos da dança executando-os de forma individual e ao longo da progressão em sequências que se ampliem de forma gradativa respeitando os ritmos próprios da criança.
Utilização de diferentes materiais de sucata na construção de materiais que permitam a realização de atividades rítmicas manifestadas ao som de músicas. (por exemplo – bandinha rítmica).
• Expressão através do canto e movimentos de cantigas de roda conhecidas.
• Através de desenhos, comparação de brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós com as brincadeiras que se tornam rotina na vida das
crianças ( videogames, por exemplo).
* Tv , cd e dvd;
* Colchonetes;
* Quadra;
* Sala de aula;
* Auditório;
*  Multimeio;
*  Data show.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS
Reconhecimento e valorização das personalidades que contribuíram historicamente para o engrandecimento da dança.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Conhecer, identificar e reproduzir os diferentes sons da natureza (flora e
fauna);
• Diferentes estilos e ritmos de danças populares da região de Rondônia (calypso, forro, sertanejo universitário, sertanejo e outros).
MULTIPLAS LINGUÁGENS
Movimentos rítmicos do corpo;
• Mímica.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Representação e construção de movimentos partindo de letras das músicas.(Construção e apresentação de movimentos coordenados).



4º BIMESTRE
MOVIMENTO E A SAÚDE”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

Atividade física e higiene bucal.
Representação através da mímica de palavras e pequenas frases que indiquem ação em busca da adivinhação dos colegas: por exemplo caso
da higiene pessoal) ou ações que demonstrem o cuidado com a higiene da casa, da escola, do lugar onde mora, com os animais e outros seres
vivos.
• Atividades na terra ou areia com uso da água, em pequenos grupos expressando, de forma compartilhada modelos de situações significativas no seu cotidiano.
• Para desenvolver e preparar atividades de higiene bucal o educador poderá utilizar de dramatização, teatrinhos de fantoches, dedoches e brinquedos cantados, bem como, apresentação de vídeos aulas;
• Ao abordar a temática de postura em situações diversas, o educador deve priorizar o ensinamento de adequações de movimentos rotineiros da criança tais como: carregar o carrinho da mochila, a mochila nas
costas, a maneira adequada para andar de bicicleta dentre outros.
*    Tv , cd e dvd;
*    Fita adesiva;
*    Quadra;
*    Sala de aula;
*    Auditório;
*     Multimeios.
*  Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*  Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*  Questionários;
*  Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*  Testes, provas escritas e orais;
*  Auto-avaliação;
*  Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Higiene e locais adequados para a prática da atividade física no bairro; (locais e horários para a prática da atividade física ( onde posso brincar no meu bairro).
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Diversidade social e cultural das formas de alimentação e seus reflexos nas condições gerais de saúde (legumes e hortaliças da região).
MULTIPLAS LINGUÁGENS

As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (pequenas escoriações, cortes, arranhões e ferimentos).
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Os alimentos da cantina e os alimentos oferecidos no refeitório (noções de alimentos ricos em gordura e alimentos que contém vitaminas, proteínas e carboidratos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário