1º BIMESTRE | ||||
“O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Condutas psicomotoras e o reconhecimento, vivência e criação do corpo no espaço (organização espacial, organização temporal e estruturação espaço temporal). | Planejamento de situações variadas que possibilitem às crianças comunicar-se entre si através de gestos, movimentos, expressões faciais, olhares expressando emoções, sentimentos e necessidade estabelecendo um diálogo entre o seu corpo e o corpo dos outros. • Ao som de músicas de diferentes estilos (brinquedos cantados) propor movimentos corporais que exercitem diferentes partes do corpo e diferentes movimentos com graus de dificuldade crescentes. • Com o auxílio de fita adesiva ou tinta colorida, traçar linhas de diferentes tamanhos e de diferentes formatos no pátio da escola permitindo que as crianças exercitem o equilíbrio ao caminhar sobre elas. • Participação em atividades que permitam o exercício dos elementos fundamentais da ginástica ( andar, correr, saltar, lançar, chutar, girar, rastejar. • Transportar, balançar, etc.) utilizando ou não materiais em diferentes direções e posições. • Vivência de histórias infantis dramatizadas para exercitar as habilidades motoras de base no pátio da escola ou em outro ambiente com espaço suficiente para que as crianças possam se sentir à vontade na realização das atividades. • Participação em jogos que desenvolvam condutas psicomotoras: coordenação motora ampla e fina, lateralidade, organização espaçotemporal, acuidade visual e auditiva. • Jogos de imitação, por exemplo, de uma semente se transformando em planta realizando gestos que identifiquem as diferentes etapas do seu crescimento. Uma roda de conversa permite a sensibilização para com o cuidado a ser dispensado as plantas acentuando sua importância para o meio em que vivemos. Ampliação da percepção de sons, cores, cheiros, gostos e sensações através de atividades que envolvam os sentidos | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; Frequencímetro; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | As práticas de interação social dentro da possibilidade de movimentos baseados nas Habilidades Motoras Fundamentais não locomotoras. Inclinar, puxar e empurrar) | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Lateralidade e posicionamento no espaço/ Diferenças e semelhanças entre lado dominante e não dominante nas pessoas. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Manifestar corporalmente os movimentos locomotores manipulativos para expressar as diferentes formas de etnias. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Perceber, criar e orientar o corpo através de diferentes direções, distâncias e posições (esquerda, direita, em baixo, em cima, perto longe, sob, dentro e fora, frente e trás). |
2º BIMESTRE | ||||
“MANIFESTAÇÕES LÚDICAS E ESPORTIVAS | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | A linguagem dos movimentos do corpo em jogos infantis populares (jogos que a criança brinca com outras crianças em ambientes sociais. | Participação dos educandos em jogos e brincadeiras infantis característicos da região, garantindo a participação de todos através de diferentes critérios (negociados entre professor e educandos) para selecionar equipes com discussão sobre regras estabelecidas. • Jogos recreativos que envolvam perseguição (por exemplo: gato e rato), que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa. • Brincar, valorizando a participação do outro, através de jogos cooperativos em grandes jogos, ambientes fechados, com e sem materiais. | Tv , cd e dvd; bolas variadas Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório Multimeio; Telefones celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; Bússola; Apitos; Cartões (amarelo e vermelho) Bandeirinhas | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Regras dentro da diversidade social através de jogos de disputa. (Estafetas e competições em outros formatos como em círculo). Perder e ganhar. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Possibilidades, recriação e criação de brincadeiras e jogos em ambientes abertos e fechados | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | • Reconhecer os jogos de salão e sensoriais como possibilidade de lazer, recreação e esporte. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Vivência das diferentes linguagens corporais através de iniciação ao atletismo (provas de campo). |
3º BIMESTRE | ||||
“MOVIMENTO RITMICO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | O corpo como elemento rítmico em atividades lúdicas individuais, em duplas, e jogos coletivos com destaque a produção de sons e ritmos através da imitação de sons (animais e personalidades) e criação de sons com a boca; • O movimento rítmico do e no corpo em brinquedos cantados | . Realização de movimentos básicos da dança executando-os de forma individual e ao longo da progressão em sequências que se ampliem de forma gradativa respeitando os ritmos próprios da criança. Utilização de diferentes materiais de sucata na construção de materiais que permitam a realização de atividades rítmicas manifestadas ao som de músicas. (por exemplo – bandinha rítmica). • Expressão através do canto e movimentos de cantigas de roda conhecidas. • Através de desenhos, comparação de brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós com as brincadeiras que se tornam rotina na vida das crianças ( videogames, por exemplo). | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Reconhecimento e valorização das personalidades que contribuíram historicamente para o engrandecimento da dança. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Conhecer, identificar e reproduzir os diferentes sons da natureza (flora e fauna); • Diferentes estilos e ritmos de danças populares da região de Rondônia (calypso, forro, sertanejo universitário, sertanejo e outros). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Movimentos rítmicos do corpo; • Mímica. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Representação e construção de movimentos partindo de letras das músicas.(Construção e apresentação de movimentos coordenados). |
4º BIMESTRE | ||||
“MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Atividade física e higiene bucal. | Representação através da mímica de palavras e pequenas frases que indiquem ação em busca da adivinhação dos colegas: por exemplo caso da higiene pessoal) ou ações que demonstrem o cuidado com a higiene da casa, da escola, do lugar onde mora, com os animais e outros seres vivos. • Atividades na terra ou areia com uso da água, em pequenos grupos expressando, de forma compartilhada modelos de situações significativas no seu cotidiano. • Para desenvolver e preparar atividades de higiene bucal o educador poderá utilizar de dramatização, teatrinhos de fantoches, dedoches e brinquedos cantados, bem como, apresentação de vídeos aulas; • Ao abordar a temática de postura em situações diversas, o educador deve priorizar o ensinamento de adequações de movimentos rotineiros da criança tais como: carregar o carrinho da mochila, a mochila nas costas, a maneira adequada para andar de bicicleta dentre outros. | Tv , cd e dvd; Fita adesiva; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeios. | Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas, Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro); Questionários; Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc. Testes, provas escritas e orais; Auto-avaliação; Pesquisas, debates e seminários. |
PRÁTICAS SOCIAIS | Higiene e locais adequados para a prática da atividade física no bairro; (locais e horários para a prática da atividade física ( onde posso brincar no meu bairro). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Diversidade social e cultural das formas de alimentação e seus reflexos nas condições gerais de saúde (legumes e hortaliças da região). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (pequenas escoriações, cortes, arranhões e ferimentos). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Os alimentos da cantina e os alimentos oferecidos no refeitório (noções de alimentos ricos em gordura e alimentos que contém vitaminas, proteínas e carboidratos). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário