quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


1º BIMESTRE 

 “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
* O corpo humano nas diferentes manifestações da velocidade, agilidade e força (as diferenças destas manifestações no ser humano).

Planejamento de situações variadas que possibilitem às crianças comunicar-se entre si através de gestos, movimentos, expressões faciais, olhares expressando emoções, sentimentos e necessidade estabelecendo um diálogo entre o seu corpo e o corpo dos outros.
• Ao som de músicas de diferentes estilos (brinquedos cantados) propor movimentos corporais que exercitem diferentes partes do corpo e diferentes movimentos com graus de dificuldade crescentes.
• Com o auxílio de fita adesiva ou tinta colorida, traçar linhas de diferentes tamanhos e de diferentes formatos no pátio da escola permitindo que as crianças exercitem o equilíbrio ao caminhar sobre elas.
• Participação em atividades que permitam o exercício dos elementos fundamentais da ginástica ( andar, correr, saltar, lançar, chutar, girar, rastejar.
• Transportar, balançar, etc.) utilizando ou não materiais em diferentes direções e posições.
• Vivência de histórias infantis dramatizadas para exercitar as habilidades motoras de base no pátio da escola ou em outro ambiente com espaço suficiente para que as crianças possam se sentir à vontade na realização das atividades.
• Participação em jogos que desenvolvam condutas psicomotoras:
coordenação motora ampla e fina, lateralidade, organização espaçotemporal, acuidade visual e auditiva.
• Jogos de imitação, por exemplo, de uma semente se transformando em planta realizando gestos que identifiquem as diferentes etapas do seu crescimento. Uma roda de conversa permite a sensibilização para com o cuidado a ser dispensado as plantas acentuando sua importância para o meio em que vivemos.
Ampliação da percepção de sons, cores, cheiros, gostos e sensações através de atividades que envolvam os sentidos
*      Tv , cd e dvd;
*      Balança antropométrica;
*      Fita métrica;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Bamboles;
*      Frequencímetro;
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório;
*      Laboratório.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.


PRÁTICAS SOCIAIS
Compreender, vivenciar e experimentar o equilíbrio de objetos e alternância de sensações de desequilíbrio baseados em situações que ocorrem nos ambientes sociais.


MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Lateralidade visual e auditiva em relação ao posicionamento no espaço; • Vivência de diferenças e semelhanças entre lado dominante e não dominante nas pessoas.


MULTIPLAS LINGUÁGENS
Ampliação de experiências e domínio das diferentes habilidades motoras fundamentais (locomotoras, manipulativas e não locomotoras) garantindo a utilização das diversas linguagens corporais.

ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Domínio e resolução de situações que utilizem saltos horizontais, verticais e de uma altura.








2º BIMESTRE 

“O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

Jogos de perseguição (vivência, criação e estabelecimento de regras).
Participação dos educandos em jogos e brincadeiras infantis característicos da região, garantindo a participação de todos através de diferentes critérios (negociados entre professor e educandos) para selecionar equipes com discussão sobre regras estabelecidas.
• Jogos recreativos que envolvam perseguição (por exemplo: gato e rato), que façam uso ou não de materiais, que envolvam elementos de ataque e defesa.
• Brincar, valorizando a participação do outro, através de jogos cooperativos em grandes jogos, ambientes fechados, com e sem materiais.
*      Tv , cd e dvd;
*      bolas variadas
*      Colchonetes;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório
*      Multimeio;
*      Telefones celulares;
*      Câmeras fotográficas;
*      Filmadora;
*      Bússola;
*      Apitos;
*      Cartões (amarelo e vermelho)
*      Bandeirinhas
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

Vivenciar, analisar e reconstruir os esportes socialmente aprendidos (peteca/bolinha de gude, pipa/papagaio, bets, boliche);
• Jogos Cooperativos.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Perceber o reaproveitamento de materiais através da construção de brinquedos (sucatoteca).
MULTIPLAS LINGUÁGENS

• Reconhecer os jogos de salão e sensoriais como possibilidade de lazer, recreação e esporte.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Conhecer, vivenciar, e distinguir os diferentes estilos de lutas existentes no Brasil.




3º BIMESTRE 
 “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
Danças da Região Norte (histórico, confecção de vestimentas e reconhecimento de passos básicos.
.      Realização de movimentos básicos da dança executando-os de forma individual e ao longo da progressão em sequências que se ampliem de forma gradativa respeitando os ritmos próprios da criança.
Utilização de diferentes materiais de sucata na construção de materiais que permitam a realização de atividades rítmicas manifestadas ao som de músicas. (por exemplo – bandinha rítmica).
• Expressão através do canto e movimentos de cantigas de roda conhecidas.
• Através de desenhos, comparação de brincadeiras vivenciadas pelos pais e avós com as brincadeiras que se tornam rotina na vida das
crianças ( videogames, por exemplo).
* Tv , cd e dvd;
* Colchonetes;
* Quadra;
* Sala de aula;
* Auditório;
*  Multimeio;
*  Data show.
*      Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*      Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*      Questionários;
*      Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*      Testes, provas escritas e orais;
*      Auto-avaliação;
*      Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS
Danças indígenas (reconhecimento do significado da dança para diferentes situações do contexto).
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Criar e recriar sons através de instrumentos produzidos com sucata (Bandinha).
MULTIPLAS LINGUÁGENS
Vivência das danças populares do Brasil (funck, brega, forro, sertanejo, axé, calypso, pagode, pagode baiano).
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Ginástica rítmica (bolas e cordas) movimentos diversos e montagem de coreografias.
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

Relação entre atividade física e saúde (a hidratação durante as brincadeiras e jogos).
Representação através da mímica de palavras e pequenas frases que indiquem ação em busca da adivinhação dos colegas: por exemplo caso
da higiene pessoal) ou ações que demonstrem o cuidado com a higiene da casa, da escola, do lugar onde mora, com os animais e outros seres
vivos.
• Atividades na terra ou areia com uso da água, em pequenos grupos expressando, de forma compartilhada modelos de situações significativas no seu cotidiano.
• Para desenvolver e preparar atividades de higiene bucal o educador poderá utilizar de dramatização, teatrinhos de fantoches, dedoches e brinquedos cantados, bem como, apresentação de vídeos aulas;
• Ao abordar a temática de postura em situações diversas, o educador deve priorizar o ensinamento de adequações de movimentos rotineiros da criança tais como: carregar o carrinho da mochila, a mochila nas
costas, a maneira adequada para andar de bicicleta dentre outros.
*    Tv , cd e dvd;
*    Fita adesiva;
*    Quadra;
*    Sala de aula;
*    Auditório;
*     Multimeios.
*  Observações sistemáticas registros, relatórios, fichas avaliativas,
*  Entrevistas escritas e orais (aulas dialogadas com registro);
*  Questionários;
*  Recursos midiáticos como vídeos, fotos, interpretação de desenhos, etc.
*  Testes, provas escritas e orais;
*  Auto-avaliação;
*  Pesquisas, debates e seminários.

PRÁTICAS SOCIAIS

As diferentes formas de resolver problemas relacionados aos socorros de urgência (hemorragia nasal e choque elétrico);
• O perigo do cerol para si e para os demais. Os prejuízos que as linhas de pipa/papagaio causam para a sociedade.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

O reaproveitamento dos alimentos para a promoção da saúde. (sucos e doces produzidos através de cascas e sementes).
MULTIPLAS LINGUÁGENS

Percepção das alterações da Frequência Cardíaca em repouso e durante a atividade física.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Postura do corpo para a leitura, escrita e ao utilizar aparelhos eletrônicos (computador, jogos eletrônicos/mine game, vídeo game e outros).


Nenhum comentário:

Postar um comentário