Loading...

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO"
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
*Noções de antropométrica e do crescimento corporal;
• Análise das principais medidas antropométricas;
• Avaliação com medidas das principais medidas antropométricas.

*Aulas expositivas (sala de aula e laboratório de biologia)
*Aulas práticas: quadra e laboratório de biologia;
*Aplicação de testes antropométricos; (pratica)
*Aplicação de testes de velocidade; (prática)
*Aplicação de testes de força; (prática)
*Início da prática da pesquisa científica; (laboratório de informática)
*Aulas em quadra com a aplicação e execução de alongamentos; ( prática)
*Apresentação da coleta de dados; (multimeios)
*      Tv , cd e dvd;
*      Balança antropométrica;
*      Fita métrica;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Bamboles;
*      .
*      Tv , cd e dvd;
*      Balança antropométrica;
*      Fita métrica;
*      Bastões;
*      Cordas;
*      Quadra;
*      Sala de aula;
*      Auditório;
*      Laboratório de Biologia;
*      Laboratório de Informática;
*      Pincel;
*      Quadro branco;
*      Apostilas;
Fichas individuais p/ avaliação
*     .
*      Observações sistemáticas com relatório em fichas avaliativas; (2,0)
*      Aplicação dos testes: (3,0)
*      Auto-avaliação; (1,0)
*      Pesquisas na internet; (1,0)
*      Apresentação da coleta de dados; (3,0)


PRÁTICAS SOCIAIS
*Conhecendo os métodos de alongamento e as estruturas neuromusculares envolvidas

MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
*As diferentes manifestações da velocidade;
• Realização de testes para reconhecer os níveis de velocidade.

MULTIPLAS LINGUÁGENS
Estética e saúde;
• Os tipos de força:
Estática, dinâmica, isométrica, explosiva entre outros.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Entendimento e realização de testes para força muscular de membros superiores e força muscular de membros inferiores.










2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS"
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

O esporte como forma integrante do repertório cultural, conhecendo e executando o refinamento das estratégias de jogo de cada modalidade/E.B.C

* Confecção de um vídeo que valorizem o meio ambiente e divulgue as possibilidades de turismo ecológico no município.
• Aulas expositivas sobre os Esportes Básicos Comuns;
*Aulas práticas sobre os Esportes Básicos Comuns;
*Confecção de um “Mural Informativo” sobre todas as formas esportivas que acontecem no Município;
*Produção de texto sobre assuntos relacionados ao esporte;
*Confecção de apresentação em Powerpoint sobre os principais eventos esportivos mundiais;
*Mesa redonda sobre temas polêmicos do esporte atual;
*Realização do Interclasse;
*Realização de um campeonato de futsal ou voleibol com a comunidade;
*Ginástica localizada;
*Ginástica Aeróbica;
• Confecção de materiais alternativas e adaptados para o treinamento de força.
*   Tv , cd e dvd;
*bolas variadas
*Colchonetes;
*  Quadra;
* Sala de aula;
*      Auditório
* Multimeio;
*Telefone celulares; Câmeras fotográficas;  Filmadora;
* Apitos;
*Cartões (amarelo e vermelho);
*Bandeirinhas.
 
*Apresentação de vídeos; (2,0)
*Organização do Mural informativo; (1,0)
*Produção de texto; (1,0)
*Apresentação de trabalhos em PowerPoint;(1,0)
*Organização do Interclasse; (2,0)
*Organização do evento esportivo com a comunidade; (2,0)
*Auto avaliação; (1,0)

PRÁTICAS SOCIAIS

Identificação dos principais eventos esportivos e seus objetivos;
• Identificação e realização das diferentes formas de organização de eventos esportivos na comunidade escolar e na comunidade geral.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

Conhecimento e vivência da região Amazônica e a possibilidade do turismo ecológico;
• Opções de lazer com a natureza. As
oportunidades reais do estado de Rondônia;
• O meio ambiente e as possibilidades de vivências em esportes de aventura (tirolesa, rapel, escalada, canoagem, e
outros).
MULTIPLAS LINGUÁGENS

Compreender o esporte como uma opção de lazer (esporte participação) e o entendimento do esporte como espaço de respeito as diferenças;
• Esporte e inclusão ( para-olímpicos);
• Análise e compreensão do esporte rendimento em seus múltiplos aspectos (positivos e negativos).
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Treinamento de força (musculação) e suas possibilidades no ambiente escolar;
• Vivências dos Movimentos para conhecimentos dos grupos musculares que são recrutados






3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO


LINGUÁGEM E INTERAÇÃO
Conhecimento e experimentação da dança moderna e a realidade no Brasil.

* Aula expositiva;
*Realização de um grande festivais de dança e teatro;
• Montagem de vídeo-clipe que demonstrem a influência de artistas americanos  na cultura mundial.
• convites e participação de profissionais da dança.
*Montagem de um mural sobre a manifestação da cultura popular no Brasil;
* Organização da quadrilha;
* Ginástica coletiva ministrada por convidado;
* Tv , cd e dvd;
* Colchonetes;
* Quadra;
* Sala de aula;
* Auditório;
*  Multimeio;
*  Data show.

*Participação e organização do festival de dança; (3,0)
*Apresentação do videoclipe; (2,0)
*Montagem do Mural; (1,0)
*Organização da quadrilha; (2,0)
*Participação da ginástica coletiva; (1,0)
Auto Avaliação. (1,0)
PRÁTICAS SOCIAIS
Estudo das manifestações, conhecimento e elaboração de coreografia que representam as culturais do movimento vindas do continente Americano (street dance, hip, hop, regaton, dentre outros;
• A influência de artistas americanos na cultura mundial (artistas pop).
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL
Conhecer e interagir com diferentes grupos sociais e étnicos vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região sul como fonte de
aprendizagem de movimentos e expressões corporais
MULTIPLAS LINGUÁGENS
Valorização e ampliação das vivências corporais dos movimentos culturais de Rondônia (quadrilha, Boi- Bumbá).
ÉTICA DAS LINGUÁGENS
Ampliação de vivências em ginástica coletiva (step, aeróbicas com movimentos de lutas, aeróbica, ritmos, aero axé, dentre outros).
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE”
EIXO TEMÁTICO
CONTEÚDO
SITUAÇÕES DIDÁTICAS
REFCURSOS
AVALIAÇÃO

LINGUÁGEM E INTERAÇÃO

A importância da atividade física ao longo da vida;
• Sedentarismo e obesidade: riscos à saúde.
     
*Aulas expositivas sobre os temas em foco;
• Realização de mesas redondas,
• Dramatização de júri (a favor e contra o uso de esteróides e anabolizantes);
• Convite para depoimentos,
• Apresentações de vídeos disponíveis na internet;
• Visitas a academias;
• Desenvolvimento de campanhas relacionadas à saúde,
*Gravações de comerciais informativos quanto aos critérios de beleza;
*Trabalho em grupo;
* Entrevista com os usuários da pista de caminhada;

*Tv , cd e dvd;
*Sala de aula;
*Auditório;
*Multimeios;
*Câmera fotográfica;
Data show

*Apresentação de Vídeos; (2,0)
*Apresentação de entrevistas; (2,0)
*Organização de um programa de combate à obesidade; (5,0)
*Auto Avaliação. (1,0)
PRÁTICAS SOCIAIS

Conhecimentos e orientações de como agir em situações de parada cardíaca, choques térmicos e hemorragia.
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL

A influência dos hábitos de vida no desenvolvimento de cardiopatias e a utilização do exercício
físico para a prevenção
MULTIPLAS LINGUÁGENS

Análise do uso de intervenções cirúrgicas da medicina estética para obtenção de beleza;
• Procedimentos estéticos (uso de medicamentos e aparelhos para obtenção de beleza);
• A mídia como promotora e divulgadora de soluções milagrosas para a obtenção do ideal de um corpo perfeito.
ÉTICA DAS LINGUÁGENS

Benefícios do treinamento de força para a saúde;
•Alimentos energéticos e suplementos alimentares;
•Compreensão e análise do uso de substâncias artificiais ilícitas para a estética.


Nenhum comentário:

Postar um comentário