1º BIMESTRE: “O MOVIMENTO EM DESCOBERTA E ESTRUTURAÇÃO" | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | *Noções de antropométrica e do crescimento corporal; • Análise das principais medidas antropométricas; • Avaliação com medidas das principais medidas antropométricas. | *Aulas expositivas (sala de aula e laboratório de biologia) *Aulas práticas: quadra e laboratório de biologia; *Aplicação de testes antropométricos; (pratica) *Aplicação de testes de velocidade; (prática) *Aplicação de testes de força; (prática) *Início da prática da pesquisa científica; (laboratório de informática) *Aulas em quadra com a aplicação e execução de alongamentos; ( prática) *Apresentação da coleta de dados; (multimeios) | Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Bamboles; . Tv , cd e dvd; Balança antropométrica; Fita métrica; Bastões; Cordas; Quadra; Sala de aula; Auditório; Laboratório de Biologia; Laboratório de Informática; Pincel; Quadro branco; Apostilas; Fichas individuais p/ avaliação | . Observações sistemáticas com relatório em fichas avaliativas; (2,0) Aplicação dos testes: (3,0) Auto-avaliação; (1,0) Pesquisas na internet; (1,0) Apresentação da coleta de dados; (3,0) |
PRÁTICAS SOCIAIS | *Conhecendo os métodos de alongamento e as estruturas neuromusculares envolvidas | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | *As diferentes manifestações da velocidade; • Realização de testes para reconhecer os níveis de velocidade. | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Estética e saúde; • Os tipos de força: Estática, dinâmica, isométrica, explosiva entre outros. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Entendimento e realização de testes para força muscular de membros superiores e força muscular de membros inferiores. |
2º BIMESTRE: “O MOVIMENTO NAS MANIFESTAÇÕES LÚDICAS ESPORTIVAS" | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | O esporte como forma integrante do repertório cultural, conhecendo e executando o refinamento das estratégias de jogo de cada modalidade/E.B.C | * Confecção de um vídeo que valorizem o meio ambiente e divulgue as possibilidades de turismo ecológico no município. • Aulas expositivas sobre os Esportes Básicos Comuns; *Aulas práticas sobre os Esportes Básicos Comuns; *Confecção de um “Mural Informativo” sobre todas as formas esportivas que acontecem no Município; *Produção de texto sobre assuntos relacionados ao esporte; *Confecção de apresentação em Powerpoint sobre os principais eventos esportivos mundiais; *Mesa redonda sobre temas polêmicos do esporte atual; *Realização do Interclasse; *Realização de um campeonato de futsal ou voleibol com a comunidade; *Ginástica localizada; *Ginástica Aeróbica; • Confecção de materiais alternativas e adaptados para o treinamento de força. | * Tv , cd e dvd; *bolas variadas *Colchonetes; * Quadra; * Sala de aula; * Auditório * Multimeio; *Telefone celulares; Câmeras fotográficas; Filmadora; * Apitos; *Cartões (amarelo e vermelho); *Bandeirinhas. | *Apresentação de vídeos; (2,0) *Organização do Mural informativo; (1,0) *Produção de texto; (1,0) *Apresentação de trabalhos em PowerPoint;(1,0) *Organização do Interclasse; (2,0) *Organização do evento esportivo com a comunidade; (2,0) *Auto avaliação; (1,0) |
PRÁTICAS SOCIAIS | Identificação dos principais eventos esportivos e seus objetivos; • Identificação e realização das diferentes formas de organização de eventos esportivos na comunidade escolar e na comunidade geral. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Conhecimento e vivência da região Amazônica e a possibilidade do turismo ecológico; • Opções de lazer com a natureza. As oportunidades reais do estado de Rondônia; • O meio ambiente e as possibilidades de vivências em esportes de aventura (tirolesa, rapel, escalada, canoagem, e outros). | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Compreender o esporte como uma opção de lazer (esporte participação) e o entendimento do esporte como espaço de respeito as diferenças; • Esporte e inclusão ( para-olímpicos); • Análise e compreensão do esporte rendimento em seus múltiplos aspectos (positivos e negativos). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Treinamento de força (musculação) e suas possibilidades no ambiente escolar; • Vivências dos Movimentos para conhecimentos dos grupos musculares que são recrutados |
3º BIMESTRE: “ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | Conhecimento e experimentação da dança moderna e a realidade no Brasil. | * Aula expositiva; *Realização de um grande festivais de dança e teatro; • Montagem de vídeo-clipe que demonstrem a influência de artistas americanos na cultura mundial. • convites e participação de profissionais da dança. *Montagem de um mural sobre a manifestação da cultura popular no Brasil; * Organização da quadrilha; * Ginástica coletiva ministrada por convidado; | Tv , cd e dvd; Colchonetes; Quadra; Sala de aula; Auditório; Multimeio; Data show. | *Participação e organização do festival de dança; (3,0) *Apresentação do videoclipe; (2,0) *Montagem do Mural; (1,0) *Organização da quadrilha; (2,0) *Participação da ginástica coletiva; (1,0) Auto Avaliação. (1,0) |
PRÁTICAS SOCIAIS | Estudo das manifestações, conhecimento e elaboração de coreografia que representam as culturais do movimento vindas do continente Americano (street dance, hip, hop, regaton, dentre outros; • A influência de artistas americanos na cultura mundial (artistas pop). | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | Conhecer e interagir com diferentes grupos sociais e étnicos vivenciando as manifestações da cultura popular brasileira da Região sul como fonte de aprendizagem de movimentos e expressões corporais | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Valorização e ampliação das vivências corporais dos movimentos culturais de Rondônia (quadrilha, Boi- Bumbá). | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Ampliação de vivências em ginástica coletiva (step, aeróbicas com movimentos de lutas, aeróbica, ritmos, aero axé, dentre outros). | |||
4º BIMESTRE: “O MOVIMENTO E A SAÚDE” | ||||
EIXO TEMÁTICO | CONTEÚDO | SITUAÇÕES DIDÁTICAS | REFCURSOS | AVALIAÇÃO |
LINGUÁGEM E INTERAÇÃO | A importância da atividade física ao longo da vida; • Sedentarismo e obesidade: riscos à saúde. | *Aulas expositivas sobre os temas em foco; • Realização de mesas redondas, • Dramatização de júri (a favor e contra o uso de esteróides e anabolizantes); • Convite para depoimentos, • Apresentações de vídeos disponíveis na internet; • Visitas a academias; • Desenvolvimento de campanhas relacionadas à saúde, *Gravações de comerciais informativos quanto aos critérios de beleza; *Trabalho em grupo; * Entrevista com os usuários da pista de caminhada; | *Tv , cd e dvd; *Sala de aula; *Auditório; *Multimeios; *Câmera fotográfica; Data show | *Apresentação de Vídeos; (2,0) *Apresentação de entrevistas; (2,0) *Organização de um programa de combate à obesidade; (5,0) *Auto Avaliação. (1,0) |
PRÁTICAS SOCIAIS | Conhecimentos e orientações de como agir em situações de parada cardíaca, choques térmicos e hemorragia. | |||
MEIO AMBIENTE E DIVERSIDADE CULTURAL | A influência dos hábitos de vida no desenvolvimento de cardiopatias e a utilização do exercício físico para a prevenção | |||
MULTIPLAS LINGUÁGENS | Análise do uso de intervenções cirúrgicas da medicina estética para obtenção de beleza; • Procedimentos estéticos (uso de medicamentos e aparelhos para obtenção de beleza); • A mídia como promotora e divulgadora de soluções milagrosas para a obtenção do ideal de um corpo perfeito. | |||
ÉTICA DAS LINGUÁGENS | Benefícios do treinamento de força para a saúde; •Alimentos energéticos e suplementos alimentares; •Compreensão e análise do uso de substâncias artificiais ilícitas para a estética. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário